Artigos

19.06.2014

Corpus Christi

Corpus Christi

O que é Corpus Christi:

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. Em 2013, o Corpus Christi foi celebrado no dia 30 de Maio.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Quem reconhece Jesus na Hóstia Santa deve reconhecê-Lo no irmão que sofre, que tem fome e sede; deve estar atento a cada pessoa, comprometer-se com todos aqueles que estão em necessidade.
Para que possamos ter mais amor a Eucaristia, e assim também, a todos os nossos irmãos mais necessitados, convido a rezar comigo esta pequena ladainha que rezamos na Novena de Jesus Eucarístico:

Eu creio Senhor e professo a Vossa presença real na Eucaristia.
Mas já peço: aumentai a minha fé.
Coração Eucarístico de Jesus, em Vós confiamos.
Cura de nossas enfermidades, em Vós confiamos.
Libertador de nossos males, em Vós confiamos.
Remédio eterno, em Vós confiamos.
Alimento salutar, em Vós confiamos.
Força dos fracos, em Vós confiamos.
Alívio dos pecadores, em Vós confiamos.
Socorro dos enfermos, em Vós confiamos.
Jesus Eucarístico, eu creio e professo a Vossa presença na Eucaristia e por isso Senhor espero confiante a Vossa ação em minha vida.

Amém.
Deus abençoe,


Vídeo da hora


publicidade