Retiro de Carnaval – Padre Rafael fala sobre a Pesca Milagrosa

Lc 5, 1-11


A palavra desta manhã fala sobre a pesca milagrosa. O povo se reunia pra ouvir a palavra de Deus as margens do rio. Vendo duas barcas o Senhor ordenou que jogassem a rede. Simão disse que passaram a noite inteira tentando e nada haviam apanhado mas pela palavra do Senhor iria lançá-la novamente e eis que o dois barcos se encheram de peixes…


Quantos de nós estão jogando as redes e estas estão vindo vazias? Quantos vieram vazios para o retiro?


Simão e os demais pescadores ficaram assombrados com o resultado da pesca mas o Senhor disse para que eles não temessem pois seriam pescadores de almas.

Na biblia tem 365 vezes descrito as palavras: Não tenhais medo. Por isto, tendes coragem, a tua barca está sendo conduzida pelo Senhor!

Muitas vezes o Senhor profetiza coisas nas nossas vidas e nós duvidamos. Ficamos no “será que vai acontecer mesmo?”. Mas devemos ter a mesma fé de Abraão e não a fé de Saara, sua esposa, que riu da promessa do Senhor. Abraão na sua época não estava inserido numa cultura de um só Deus. Naquele tempo haviam muitos sacrifício humanos aos deuses da época. E naquele momento Abraão fez o sacrificio ao Deus único. Quando o Senhor levou Isaac, este perguntou ao pai: Onde está o animal para o sacrifício? E Abraão responde: Deus proverá…

A resposta é única: Deus proverá!

É hora de ir para águas mais profundas. Ir para águas mais profundas significa ir para um lugar que aparentemente não tem nada para ir para um lugar que pegaremos os peixes. Tenha certeza que não cai uma folha seca no chão sem a permissão de Deus! Por tanto, não tenhais medo!


Deus vem ao nosso encontro com os disfarces mais miseráveis… E quantas vezes Deus tem te visitado e você fica como Saara que ri da promessa ou como Isaque que precisa ver para crer ou até mesmo como Simão que diz que já jogou a rede várias vezes e não pegou nada?


Preciso sempre recomeçar e seguir em frente! Tudo está no controle do Senhor! Ele está na barca da sua vida!


Não esqueçam nunca da palavra de Romanos 5,5 – A esperança não nos engana! Deus vai nos conduzir para algo melhor e maior!


Por fim, reflita: Qual o lugar que Deus ocupa na sua vida?