Acesse:

Ouça Consolação FM:

Nossa Vida

Os missionários da Consolação Misericordiosa se empenham em testemunhar o Evangelho, vivendo em comunhão fraterna por meio do serviço à Igreja. Este testemunho é concretizado em diversas práticas missionárias a partir das obras de Misericórdia voltadas aos irmãos necessitados e excluídos (periferias existenciais) e à evangelização pelos meios de comunicação social.

Essa atuação se configura como uma presença profética e mística nos diferentes engajamentos apostólicos. Os missionários procuram unir-se à Paixão de Cristo e ao Bom Samaritano por meio do envolvimento em obras do apostolado comunitário e das diversas pastorais.

O compromisso comunitário da Consolação Misericordiosa se desenvolve baseado nas seguintes áreas de serviço: apoio, orientação e acolhimento; serviços de convivência e fortalecimento de vínculos fraternos; evangelização pelos meios de comunicação; formação, promoção da cultura e publicações para fins religiosos; trabalho voluntário beneficente; espiritualidade e oração; entretenimento, eventos, animação pastoral e expressões artísticas.

Um compromisso exercido na realização de inúmeras obras sociais: casas familiares como células de acolhimento; centros de treinamento de voluntários; abrigo de idosos; projetos em bairros carentes voltados para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidades; parcerias com centro de tratamento para pessoas deprimidas e grupos de apoio pastoral.

Apostolado

A Comunidade Católica Consolação Misericordiosa por meio do seu apostolado propõe seu exercício alicerçado nos valores de solidariedade, partilha, cooperação, espiritualidade, fraternidade, dignidade humana, paz e justiça social. Esses valores são elementos essenciais para uma plena realização do homem.

Cada consagrado à Consolação Misericordiosa é convidado a testemunhar o anúncio da Boa Nova em sua vida a partir de sua vocação (sacerdotal, religioso e leigo) por meio dos ensinamentos de Jesus Cristo. Cada testemunho de vida é sinal propagador da mensagem de Cristo, sendo fundamental a pregação da palavra unida às atitudes cotidianas de se tornar próximo a todos sem distinção ou exclusão de qualquer pessoa. Cada cristão é responsável pela promoção de uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e pacífica.

O conhecimento dos ensinamentos de Cristo a partir de uma prática de reflexão é o caminho para exercitar-se na fé, caridade e esperança. Os dons derramados pelo Espírito Santo em cada consagrado são sinais da unção e graça misericordiosa de Jesus no seio da Igreja. Eles devem estar a serviço do anúncio do Evangelho. O exemplo de vida de Maria é o modelo perfeito de apostolado que em tudo fez a vontade de Deus.

Vida de Oração

Os membros da Comunidade Consolação procuram viver o fiel cumprimento da santa vontade de Deus e perseverar no seguimento a Cristo. Para isso, primam pela intimidade com Deus vivida numa caminhada orante a partir da comunhão eucarística diária, liturgia das horas, oração pessoal, Lectio Divina, exame de consciência, adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento, confissão, recitação diária do Santo Rosário e do terço da Misericórdia, entre outras práticas devocionais.

Visão

Um carisma não é dado, é confiado. Não pertence à pessoa ou grupo que o recebe, mas à Igreja” (Armand Veilleux).

Nesta certeza, a Consolação Misericordiosa se compromete como Igreja na construção da “Civilização do Amor”, renovada pelo poder da compaixão do Bom Samaritano. É missão da comunidade proporcionar as pessoas que estiverem sozinhas, marginalizadas e desesperadas o acolhimento fraterno para que se sintam bem-vindas à Igreja, apoiando-as e amando-as por meio do Consolo Misericordioso de Jesus.

Obras de Misericórdia

A Comunidade Consolação Misericordiosa evangeliza como bons samaritanos ajudando ao próximo em suas necessidades corporais e espirituais, a partir das obras de misericórdia de apoio espiritual e social no exercício concreto da fé caritativa. Conheça abaixo dois trabalhos missionários desenvolvidos na Capital pessoense.

Associação Beneficente São José (ABSJ)
Desde 1992, na Associação Beneficente São José (ABSJ), entidade sem fins lucrativos, realiza seu trabalho num bairro periférico de João Pessoa. Atualmente, a ABSJ está localizada no bairro Mangabeira VIII, em João Pessoa (PB). A ABSJ tem a missão de desenvolver ações sociais para a promoção da dignidade humana, garantia de direitos e melhoria na qualidade de vida das pessoas em situações de vulnerabilidades.
Por meio da Associação Beneficente São José, a Comunidade Consolação vivencia a prática das obras de misericórdia corporais e espirituais. Essa obra missionária atua no desenvolvimento de múltiplas as atividades na área de assistência social oferecidas à comunidade local em diferentes frentes.
As diversas ações conjuntas da ABSJ são desempenhadas por meio da dedicação de voluntários, colaboradores e missionários da Consolação. Uma obra mantida por meio de parcerias com a iniciativa privada e governamental, de campanhas e de doações de pessoas generosas que acreditam nessa missão na busca efetiva da transformação de vidas.

 

Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes
Outra frente missionária é desenvolvida no acolhimento de pessoas idosas por meio do lar de idosos Aspan – Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes, situada no bairro do Cristo, em João Pessoa. A instituição sem fins lucrativos foi criada em 10 de março de 1983 pelo ex-vereador de João Pessoa, Fabiano de Sales Vilar. Anos depois, passou a ser administrada por alguns sacerdotes.
Em 2018, a Consolação começou a colaborar nos trabalhos da instituição ainda sob a direção do padre Jurandir e seus paroquianos. No mês de abril de 2019, a comunidade torna-se responsável pela instituição ao assumir a coordenação geral dessa obra de misericórdia. Atualmente, a Aspan é mantida principalmente pela colaboração e generosidade do povo de Deus por meio de doações voluntárias e do desenvolvimento de campanhas frequentes.
A missão da Aspan é pautada pelo acolhimento da pessoa idosa proporcionando-lhe um lar que fortaleça os vínculos familiares e fraternos nos residentes por meio do serviço de assistência social de saúde, cuidado nutricional, atividades de lazer, auxílio psicológico e apoio espiritual. A instituição preza pela condição de liberdade, dignidade e garantias dos direitos da pessoa idosa. A Aspan é um ambiente verdadeiramente acolhedor com tratamento digno, amor e atenção aos idosos residentes e compromisso profissional humanizado dos colaboradores.

 

Obras de misericórdia espirituais:
Como orienta o Papa Francisco, dar de comer a quem tem fome, beber a quem tem sede e vestir os nus são atos concretos das obras de misericórdia corporais. A Consolação exerce essas obras por meio da entrega de sopa com pão, leite, pão de soja, alimentos perecíveis e não perecíveis, bem como, pela doação de roupas e enxovais. Um exemplo do exercício dessas práticas é a Associação Beneficente São José que atende diversas famílias que são beneficiárias da instituição.

 

Obras de misericórdia corporais:
O Santo Padre destaca que ensinar os ignorantes é um exemplo de obra de misericórdia espiritual. A Consolação Misericordiosa atua em diversos campos para pôr em prática os ensinamentos do Papa Francisco na busca de ser uma Igreja em saída a partir de ações que refletem o rosto da misericórdia. As obras de misericórdia espirituais são praticadas pela comunidade. Isso ocorre tanto nas casas missionárias por meio das obras sociais evangelizadoras como: a iniciação cristã (batismo, catequese e crisma); os cursos profissionalizantes; atendimento psicológico e psicopedagogo; apoio jurídico e o apoio escolar.
Também outra obra espiritual se dar pela preparação e formação religiosa/espiritual dos membros da Consolação com a escuta fraterna; grupos de formação e pregação. Bem como, o acolhimento espiritual para consolar os corações aflitos que chegam à Consolação, orações constantes pelos vivos e defuntos por meio das Santas Missas, adoração ao Santíssimo e vigílias.

Consagração a Nossa Senhora

Segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort

A Comunidade Católica Consolação Misericordiosa nasceu à luz da presença de Nossa Senhora das Graças, fundada no seu dia. E desde então, cada membro da Comunidade Consolação caminha no sentido de pertença à Nossa Senhora. Cada consagrado acolhe Maria como mãe, formadora, mediadora e referência de santidade por meio do seu exemplo de silêncio, serviço, obediência, humildade, fidelidade e perseverança.

A Consagração à Nossa Senhora segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort é aberta a todos que frequentam a Consolação. Essa consagração é uma das regras de vida missionária para todos os seus membros da comunidade, pela qual se vivencia um profundo conhecimento de si mesmo, de Deus e de Nossa Senhora. É um despertar para a conversão, missão e busca de santidade.

Meios de Evangelização

Movimento Jesus Misericordioso – MJM

O Movimento Jesus Misericordioso (MJM) foi suscitado em um momento de oração da Comunidade Católica Consolação Misericordiosa, em João Pessoa (PB). Deus suscitou no coração do fundador Padre Sandro o desejo de mobilizar famílias para divulgarem a misericórdia. Esse desejo comunga de acordo com o que orientou São João Paulo II no documento ‘‘Dives in Misericórdia’’.

O MJM é um mergulho na devoção popular da oração do terço da misericórdia que usa o ícone da capelinha de Jesus Misericordiosos para visitarem as famílias. Essa inspiração foi orientada pelos escritos do então papa São João Paulo II. Ela tomou forma e recebeu a aprovação e benção do Arcebispo Dom Marcelo Pinto Carvalheira (in memoriam). A prática oracional ganhou adeptos e parceiros de vários movimentos da Igreja e se transformou no Movimento Jesus Misericordioso (MJM).

A missa de envio ocorreu na Basílica de Nossa Senhora das Neves, no centro de João Pessoa (PB), no dia 16 de novembro de 1999. A celebração atraiu pessoas de todas as idades e diferentes bairros da Capital. A singela inspiração ganhou força e expandiu-se por todo o Brasil. Na época, contou ainda com a benção do Arcebispo Dom Aldo di Cillo Pagotto (in memoriam). Atualmente, o MJM conta com milhares de famílias que acolhem a misericórdia em seus lares.

Esse movimento é animado e vinculado à Comunidade Católica Consolação Misericordiosa. O MJM tem sua base no carisma da comunidade, especialmente, no trecho do versículo da palavra fundante: ‘‘…para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia!” (II Coríntios 1, 3-4).

A imagem de Jesus Misericordioso busca desempenhar na devoção um duplo papel: em primeiro lugar, ela é uma devoção a Jesus Misericordioso, que serve como um instrumento sinalizador da distribuição das graças Dele. Em segundo, ela deve levar o devoto à pratica de atos de misericórdia em seu cotidiano.

Não é a imagem que dá as graças, mas Jesus a partir da fé e devoção ao sangue e água jorrados pelo Coração Misericordioso de Jesus representado pela imagem. A imagem não tem nenhum poder autônomo para as pessoas, no entanto, ela deve servir de recipiente para haurir as graças da fonte da misericórdia.

A pintura da imagem de Jesus Misericordioso foi relevada como sendo a vontade de Jesus a partir de uma inspiração que teve Santa Faustina, apóstola da misericórdia. Ela é o sinal que deve lembrar a exigência de Cristo de praticar a misericórdia. Visto que esse papel da imagem infelizmente é esquecido e a simples veneração da imagem sem atos de misericórdia não é a devoção que Cristo desejava.

Os devotos devem atender à exigência de Cristo de não deixarem passar nenhum dia sem ao menos praticar um ato de misericórdia. Seja ele por meio da ação, da palavra ou da oração. Com isso, decorre uma conclusão prática, evidente e muito importante, Jesus espera e exige uma oração confiante na Misericórdia Divina diante dessa imagem. A oração deve se ligar a um exame de consciência diário sobre como cumprir as exigências de Cristo no exercício diário de atos de misericórdia.

Rádios Consolação FM

A Rádio Consolação FM é um dos meios de comunicação da Comunidade Consolação Misericordiosa, que usa a mídia radiofônica para levar a evangelização a todos que precisam sentir o amor e o consolo de Jesus em seus corações. No ar 24 horas por dia, as emissoras possuem uma vasta programação que inclui transmissões de missas, programas musicais, informações e notícias sobre a Igreja e programas oracionais com recitação da hora da misericórdia, diversos terços e devoções católicas.

Na casa Mãe da Misericórdia, localizada no bairro Castelo Branco, em João Pessoa (PB), encontra-se a sede da Rádio Consolação FM 107.7. A sede é o ponto de atendimento dos sócios ouvintes que ajudam na manutenção desta obra evangelizadora. A segunda emissora da comunidade é a Rádio Consolação 92.3 FM Vale do Mamanguape. O estúdio dessa emissora funciona no centro da cidade de Mamanguape (PB).

O projeto Ouvinte Amigo é a forma de sustentação e manutenção da missão evangelizadora por meio dos meios de comunicação social.  Cada ouvinte que deseja torna-se amigo ou amiga dessa obra de misericórdia realiza um cadastro de sócio evangelizador e passa a contribuir mensalmente com o valor que deseja ajudar. Quer saber mais? Clique aqui.

A rádio possui ainda um aplicativo chamado “Canal da Consolação”, que pode ser instalado em seu smartphone. Como esse aplicativo, você pode escutar os programas ao vivo das emissoras Consolação a qualquer hora e em qualquer lugar de forma prática e rápida. Também a programação da Rádio FM 107.7 está disponível via web neste site no canto superior direito da tela ou na barra inferior esquerda. É só clicar e curtir a programação feita especialmente para você.

Redes Sociais

As redes sociais da Consolação Misericordiosa são canais acessíveis de comunicação da comunidade com toda sociedade. A Consolação usa suas redes sociais on-line para divulgar as informações sobre os eventos, atividades formativas e horários de missas.

É uma das formas de evangelizar pelas mídias sociais e relacionar-se com cada pessoa que segue as redes sociais da Consolação. Elas são um espaço aberto e interativo de atendimento rápido e fácil por meio de troca e compartilhamento de mensagens. Essas plataformas também são usadas para realizar de transmissões ao vivo de momentos importantes vividos pela comunidade. Acesse abaixo os links e venha fazer parte dos amigos da Consolação.

Siga o nosso instagram
@consolacaomisericordiosa

Curta a nossa página
@cmisericordiosa

Inscreva – se em nosso canal
/ComunidadeConsolaçãoMisericordiosa

Salve o nosso contato
083 9 8675-7985